Temporal atinge o RS com risco de granizo e ventania nesta quinta-feira
- Magaiver Dias

- 16 de out.
- 2 min de leitura
Uma combinação de calor, alta umidade e um sistema de baixa pressão no Paraguai deve manter o Rio Grande do Sul sob risco generalizado de tempestades nesta quinta-feira, 16 de outubro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões gaúchas terão chuva, com maior intensidade e organização no Norte e Noroeste, onde há possibilidade de granizo, ventos fortes e trovoadas.
O órgão emitiu alerta amarelo para todo o estado, indicando perigo potencial para tempestades. Já nas regiões Central, Noroeste e Sudoeste, o aviso é de cor laranja – classificado como "perigo" devido à maior probabilidade de eventos severos. Áreas como Missões, Campanha e Oeste estão entre as mais suscetíveis a temporais isolados com forte intensidade.
De acordo com a Climatempo, o cenário de instabilidade é resultado de três fatores que se sobrepõem: temperaturas elevadas, umidade vinda da Amazônia e um centro de baixa pressão atuando no Paraguai, que impulsiona a formação de nuvens carregadas em direção ao Sul do Brasil.
Fim de semana com frio e chuva
A previsão indica que a sexta-feira (17) seguirá com tempo instável em todo o estado, especialmente na metade Norte, onde ainda há risco de temporais. Haverá queda nas temperaturas em relação aos dias anteriores.
No sábado (18), uma massa de ar frio avança pelo Sul do estado, o que deve estabilizar o tempo nessa região, mas com marcas térmicas em declínio. Enquanto isso, o Norte gaúcho permanece sob influência de instabilidades, com previsão de chuva entre a madrugada e a manhã, perdendo força ao longo do dia.
Na Serra, a quinta e a sexta devem registrar precipitações moderadas a fortes, com potencial para tempestades a partir da tarde. As temperaturas seguem amenas, sem variação significativa.

A Defesa Civil recomenda atenção a rajadas de vento, descargas elétricas e possível acumulado rápido de água em vias urbanas. Moradores de áreas de risco devem evitar locais abertos durante as tempestades.
















Comentários