Temporais podem atingir o RS com força nesta sexta-feira
- Magaiver Dias

- 27 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quinta-feira (27), um alerta para a possibilidade de fortes temporais ao longo desta sexta-feira (28). O avanço de uma frente fria deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuva volumosa, rajadas intensas de vento e queda de granizo em diversas regiões do Estado.
De acordo com o aviso oficial, há risco de granizo de tamanho elevado, ventos que podem ultrapassar os 90 km/h, além de chuva forte acompanhada de descargas elétricas. A Defesa Civil também chama atenção para a possibilidade de microexplosões — fenômenos localizados caracterizados por rajadas extremamente fortes.
As tempestades devem atingir com maior intensidade a metade Leste do Rio Grande do Sul, com destaque para a Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. As instabilidades começam a se formar ainda na madrugada, pelo Sul. Entre o fim da manhã e a tarde, os temporais ganham força, avançando novamente pela Costa Doce, Região Metropolitana, Vales, Serra, Nordeste e Litoral Norte.
No Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, a previsão também indica chuva moderada a forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Os volumes devem variar entre 10 mm e 40 mm ao dia, podendo chegar a 50 mm em áreas específicas da Serra, Costa Doce e Sudeste. As temperaturas ficam entre 14ºC e 36ºC.
Previsão para Cachoeira do Sul
Em Cachoeira do Sul, a sexta-feira será marcada por instabilidade durante todo o dia. A previsão indica chuva forte, risco de temporais isolados com rajadas de vento que podem superar os 70 km/h e possibilidade de queda de granizo. Os acumulados devem variar entre 20 mm e 40 mm, podendo ser maiores em áreas isoladas. As temperaturas devem oscilar entre 18°C e 32°C.
A Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo durante as tempestades, evitar áreas alagadas e manter distância de árvores, fios energizados e estruturas frágeis. Em caso de emergência, os telefones 190 e 199 devem ser acionados.

















Comentários