Sol predomina no RS nesta quinta, mas ciclone deve trazer temporais a partir de sexta
- Magaiver Dias

- 5 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
A quinta-feira (6) deve ser de tempo firme e presença predominante de sol em boa parte do Rio Grande do Sul. Apesar disso, algumas áreas podem registrar aumento de nuvens ao longo do dia. A previsão é da MetSul Meteorologia, que aponta a atuação de uma massa de ar mais seco e frio como principal responsável pelo cenário.
Esse sistema ingressou no estado na quarta-feira (5), acompanhado de rajadas de vento especialmente no Leste gaúcho, após a passagem de uma frente fria pela costa associada a um centro de baixa pressão. O amanhecer será marcado por temperaturas amenas, e até frias em pontos da Região Sul. Durante a tarde, os termômetros sobem, proporcionando um clima agradável, com maior aquecimento esperado para a Fronteira Oeste e o Noroeste.
Instabilidade retorna com ciclone
A tranquilidade no tempo, no entanto, deve durar pouco. Entre sexta-feira (7) e sábado (8), está prevista a formação de um ciclone na região Sul do Brasil. O fenômeno deve desencadear uma nova rodada de temporais, com risco de chuvas fortes, rajadas de vento e ocorrência de granizo em ao menos oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

No Rio Grande do Sul, os efeitos começam a ser sentidos já na sexta-feira, com o aumento significativo da nebulosidade e possibilidade de tempestades. A Metade Norte do estado deve registrar os maiores volumes de chuva, especialmente municípios que vão do Centro ao Noroeste e Norte. Em algumas localidades, os acumulados podem variar entre 50 mm e 100 mm apenas na sexta-feira, com possibilidade de valores ainda mais elevados.
As autoridades recomendam atenção a áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e queda de árvores, reforçando a importância de monitorar atualizações meteorológicas ao longo dos próximos dias.
















Comentários