RS terá semana de chuvas intensas e risco de alagamentos, alerta a MetSul
- Magaiver Dias

- 16 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
O Rio Grande do Sul deve enfrentar, entre os dias 18 e 25 de agosto, um período de forte instabilidade atmosférica, com chuvas intensas e risco de alagamentos em diversas regiões. O alerta é da MetSul Meteorologia, que prevê volumes localmente excessivos e superiores à média histórica do mês em algumas cidades gaúchas.
Segundo a MetSul, em apenas uma semana, municípios poderão registrar 150 milímetros ou mais de precipitação — índice que normalmente corresponde ao acumulado de todo o mês de agosto. O cenário também afeta áreas do Uruguai e do Centro e Nordeste da Argentina.
O primeiro episódio de instabilidade está previsto entre segunda (18) e quarta-feira (20), quando uma linha de instabilidade provocará chuva em grande parte do território gaúcho. Na sequência, entre sexta (22) e sábado (23), a aproximação de uma massa de ar frio deve intensificar os temporais, organizando uma frente fria com potencial de gerar volumes ainda mais expressivos.
Para os dias 24 e 25, a previsão apresenta divergências: alguns modelos climáticos indicam manutenção da instabilidade sobre a Metade Norte do estado, enquanto outros apontam melhora do tempo com a chegada do ar frio.
A MetSul alerta que a quantidade de chuva prevista tende a elevar o nível dos rios, podendo causar transtornos. Apesar disso, ainda é cedo para determinar quais bacias hidrográficas podem ser mais impactadas. “Desde já se antecipa risco hidrológico, ao menos para cursos d’água menores”, destacou a empresa de meteorologia.

















Comentários