MetSul alerta para formação de ciclone de alto risco no Sul do Brasil
- Magaiver Dias

- 2 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma situação de potencial risco meteorológico elevado que deve atingir o Sul do Brasil ao final desta semana. De acordo com a empresa, está em monitoramento a possível formação de um ciclone intenso sobre a região, com previsão de chuva significativa e ventos fortes.
📲 Acesse o canal de notícias no WhatsApp
Há vários dias, modelos meteorológicos analisados pela MetSul indicam o aprofundamento de um sistema de baixa pressão no território gaúcho, configurando um processo de ciclogênese – formação de um ciclone extratropical. Os principais centros internacionais de previsão, como o europeu (ECMWF), o norte-americano (GFS-NOAA) e o britânico (UKMET), convergem para a mesma projeção: o desenvolvimento de uma área de baixa pressão intensa sobre o Sul do país.
Modelos de inteligência artificial também reforçam esse cenário. O fenômeno tem origem ainda sobre o Oceano Pacífico, com uma baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera, prevista para quinta-feira (6). Esse sistema deve atravessar os Andes e atingir o Centro e Nordeste da Argentina na sexta (7).
A partir de então, a interação entre os sistemas em altitude e em superfície deve resultar em um rápido aprofundamento da baixa pressão, desencadeando a ciclogênese. Conforme as projeções, entre o final de quinta e o início de sexta, a alimentação de ar quente e úmido favorecerá a formação de áreas de instabilidade intensa, com chuva forte e tempestades que podem ser severas, afetando inicialmente o Oeste do Rio Grande do Sul.
Diante da perspectiva de condições adversas, a MetSul reforça a necessidade de acompanhar as atualizações e adotar medidas preventivas, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos e ventanias.

















Comentários