Frente fria tardia deve levar geada e ventania ao RS a partir do fim de semana
- Magaiver Dias

- 17 de out.
- 1 min de leitura
Uma massa de ar frio de intensidade incomum para a primavera gaúcha deve derrubar as temperaturas e causar geada em partes do Rio Grande do Sul entre sábado e quarta-feira. Segundo alerta da MetSul Meteorologia, o fenômeno chega acompanhado de ventos fortes, com rajadas previstas entre 40 km/h e 70 km/h em diversas regiões, podendo ser superiores em pontos isolados.
A partir de domingo, as madrugadas registrarão marcas típicas de inverno, com termômetros abaixo de 10°C em várias cidades. Na segunda e terça-feira, o frio se intensifica nos Campos de Cima da Serra, onde as mínimas podem variar entre 0°C e 3°C, principalmente em áreas de baixada, com condições favoráveis à formação de geada.
Na capital gaúcha, as temperaturas mínimas previstas ficam entre 11°C e 13°C, mas na região metropolitana e periferias os termômetros podem marcar valores inferiores.
De acordo com os meteorologistas, embora significativo para a época, o frio terá duração limitada – característica típica de eventos tardios na primavera. Enquanto as noites e madrugadas serão frias, as tardes devem registrar temperaturas amenas ou agradáveis, sem a permanência típica do inverno.
A previsão indica que a massa de ar frio perde força a partir da quarta-feira, com elevação gradual das temperaturas ao longo do dia. A Defesa Civil recomenda atenção à população, especialmente em deslocamentos rodoviários nas primeiras horas do dia, devido ao risco de gelo em trechos de serra.

















Comentários