Fim de semana será de calor extremo e risco de temporais no Rio Grande do Sul
- Magaiver Dias

- 4 de out.
- 1 min de leitura
O primeiro fim de semana de outubro promete ser marcado por temperaturas escaldantes no Rio Grande do Sul, com registros típicos de pleno verão. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em algumas regiões.
De acordo com os meteorologistas, o calor fora de época é resultado de uma massa de ar quente que domina o Estado, provocando forte elevação térmica. A situação deve se intensificar no domingo (5), quando a aproximação de uma frente fria tende a potencializar o calor e aumentar a instabilidade atmosférica.
A MetSul explica que o cenário está associado à convecção — processo no qual o ar quente sobe rapidamente, formando nuvens de grande desenvolvimento vertical, típicas de temporais de primavera e verão.
Em Cachoeira do Sul, os termômetros devem variar entre 21°C e 36°C ao longo do fim de semana. O sábado será de sol forte e abafamento, enquanto no domingo há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no final da tarde.

















Comentários