Ciclone extratropical provoca virada no tempo e traz risco de temporais no Rio Grande do Sul
- Magaiver Dias

- 12 de out.
- 1 min de leitura
Depois de um sábado (11) marcado por altas temperaturas, o clima muda neste domingo (12) em todo o Rio Grande do Sul. A virada no tempo é provocada pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, que atua em conjunto com uma frente fria, trazendo instabilidade e chuvas intensas ao território gaúcho.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. O órgão emitiu alerta laranja — de perigo — válido para todas as regiões do Estado.
As precipitações mais intensas são esperadas no Norte e Noroeste, em municípios como Santa Rosa e Ijuí, além da Serra Gaúcha, que inclui Caxias do Sul. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve ocorrer de forma mais irregular e com volumes menores.
Na Capital, o domingo será de tempo instável, com pancadas de chuva entre a manhã e a tarde, algumas de forte intensidade. Também há possibilidade de temporais localizados. Os ventos sopram com força ao longo do dia, e as temperaturas diminuem em relação ao sábado, com máxima prevista de 24 °C e sensação térmica mais amena.
As rajadas de vento podem alcançar entre 80 e 100 km/h em áreas da faixa leste, especialmente no Litoral, onde o mar deve ficar agitado. A instabilidade deve persistir durante a segunda-feira (13), mas o tempo firme deve retornar ao Estado na terça (14).

















Comentários