Ciclone deve atravessar o RS entre sexta e sábado e provocar temporais na Metade Norte
- Magaiver Dias

- 6 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
A MetSul Meteorologia prevê a formação de um ciclone extratropical entre esta sexta-feira e sábado (próximos dias) com impacto direto sobre o Rio Grande do Sul. O sistema se desenvolve a partir de uma área de baixa pressão atmosférica que se desloca do Nordeste da Argentina em direção ao território gaúcho, onde se aprofunda e ganha força, caracterizando um processo de ciclogênese.
De acordo com o mapa de trajetória divulgado pela MetSul, o ciclone deve avançar de Oeste para Leste pela Metade Norte do estado. O centro do sistema tende a se posicionar na região de Porto Alegre no final da sexta-feira, antes de seguir rumo à costa do Litoral Norte gaúcho e Sul de Santa Catarina, afastando-se gradualmente para o oceano ao longo do sábado.
Previsão de impacto nas regiões
A passagem do ciclone deve provocar instabilidade, com possibilidade de temporais, chuva volumosa e rajadas de vento significativas. O alerta vale principalmente para municípios das regiões Norte, Noroeste, Serra, Planalto e Litoral Norte, onde os acumulados de precipitação podem ser elevados em curto período.
Além da chuva forte, há risco de alagamentos, transbordamentos de cursos d’água, queda de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica. Em áreas mais suscetíveis, existe chance de deslizamentos.
Momento de atenção
Segundo meteorologistas, os efeitos do sistema começam a ser sentidos já na manhã de sexta-feira, com aumento da nebulosidade e vento moderado. A intensificação ocorre entre a tarde e a noite, quando os temporais devem se tornar mais amplos e fortes. No sábado, mesmo com o afastamento gradual para o oceano, ainda podem ocorrer rajadas de vento e chuva residual em parte do estado.

















Comentários