Cachoeira não registra casos de dengue em 2026
- Magaiver Dias

- há 55 minutos
- 2 min de leitura
Os investimentos em infraestrutura realizados pela Secretaria Municipal da Saúde a partir do segundo semestre de 2025 já apresentam impactos positivos no início de 2026, especialmente nas ações de prevenção e combate à dengue em Cachoeira do Sul. Com o fortalecimento da Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS), o município não registrou nenhum caso da doença neste ano até o momento.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a aquisição de duas novas camionetas, entregues em dezembro, que ampliaram a mobilidade das equipes das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. Os veículos permitiram maior agilidade nas atividades de campo e reforçaram o controle do mosquito Aedes aegypti, tanto na área urbana quanto no interior do município.
Em 2025, a gestão municipal priorizou o aparelhamento das equipes com o objetivo de evitar a repetição do cenário enfrentado no verão anterior. No mesmo período do ano passado — entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro — haviam sido confirmados 25 casos de dengue na cidade, conforme dados da Vigilância Epidemiológica.
Além da renovação da frota, a Administração Municipal publicou, em janeiro deste ano, portarias que autorizaram duas agentes de combate às endemias a conduzirem veículos oficiais do setor. A medida possibilitou a ampliação das ações preventivas em localidades do interior, garantindo maior alcance às estratégias de monitoramento e controle do vetor.
De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Simon Boustany, o trabalho ao longo do último ano foi concentrado no fortalecimento estrutural das equipes. “Houve aquisição de insumos biológicos, equipamentos e produtos utilizados nas ações de campo, como novas máquinas de pulverização veicular e costal, além de uniformes e capacitação dos profissionais. Todo esse esforço visa conter a disseminação do mosquito e, consequentemente, reduzir o risco de contaminação da população”, destacou.

















Comentários