Primeira massa de ar polar de 2026 deve amenizar calor no Rio Grande do Sul
- Magaiver Dias

- 2 de jan.
- 2 min de leitura
Depois de um período marcado por temperaturas acima dos 30 °C em diversas regiões do Rio Grande do Sul, os gaúchos devem sentir um alívio gradual do calor a partir deste domingo (4), com a chegada da primeira massa de ar polar de 2026 ao estado.
Segundo a Climatempo Meteorologia, a incursão de ar mais frio tende a provocar redução nas temperaturas mínimas e também nas máximas ao longo da próxima semana. A queda será mais perceptível já no início do domingo, quando o amanhecer deve registrar valores inferiores aos dos dias anteriores.
“As temperaturas apresentam queda mais acentuada pela manhã de domingo e permanecem mais baixas durante a tarde, o que intensifica a sensação de frio em comparação com o sábado”, informou a Climatempo em boletim divulgado nesta semana.
Apesar da mudança no padrão térmico, os meteorologistas destacam que não há indicativo de uma onda de frio. Modelos atmosféricos ainda apontam máximas próximas dos 29 °C em áreas da Grande Porto Alegre e em municípios do interior do estado. “A massa de ar polar não será intensa, mas suficiente para reduzir o calor e trazer maior conforto térmico”, avalia a equipe da Climatempo.
Instabilidade antes da virada no tempo
Antes da chegada do ar mais frio, o estado enfrenta condições de instabilidade associadas ao avanço de uma frente fria. Nesta sexta-feira (2), há previsão de chuva, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em regiões como Oeste, Sul, Litoral, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra. Mesmo com a instabilidade, o calor segue presente.
No sábado (3), o sistema frontal continua influenciando o tempo. A Região Norte e a Serra concentram maior risco de temporais com raios e granizo. Na Campanha e no Centro do estado, a chuva ocorre de forma mais isolada e com menor intensidade, enquanto no Sul, o tempo tende a ficar mais firme.

A expectativa é de que, a partir de domingo, o novo padrão atmosférico traga dias mais agradáveis, marcando uma pausa no calor intenso registrado desde o início do ano.
















Comentários