top of page

Novas regras da CNH entram em vigor nesta segunda, no RS

  • Foto do escritor: Magaiver Dias
    Magaiver Dias
  • 5 de jan.
  • 2 min de leitura

A partir desta segunda-feira (5), candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul já podem iniciar o processo de habilitação seguindo as novas regras estabelecidas pelo Governo Federal. As mudanças fazem parte do programa CNH do Brasil e alteram significativamente as etapas para obtenção da primeira habilitação em todo o país.



As alterações estão previstas na Resolução Contran nº 1.020/2025, na Medida Provisória nº 1.327/2025 e na Lei nº 15.153/2025, que flexibilizam exigências, reduzem custos e ampliam o acesso ao processo de habilitação.


Entre as principais novidades está a eliminação da carga horária mínima obrigatória na etapa teórica e a redução das aulas práticas para um mínimo de 2 horas/aula, desde que o candidato se considere apto para realizar a prova prática.


Como funciona o novo processo


Com o novo modelo, o candidato deve iniciar o processo pelo aplicativo CNH do Brasil, onde é feito o Requerimento da Primeira Habilitação e iniciado o curso teórico, que pode ser realizado diretamente no aplicativo ou em Centros de Formação de Condutores (CFCs), de forma presencial ou remota.


Paralelamente, o interessado deve procurar um CFC para realizar a coleta biométrica, procedimento gratuito, além de agendar a avaliação psicológica, o exame de aptidão física e mental e, posteriormente, a prova teórica.


Após a conclusão da etapa teórica e a liberação nas avaliações de saúde, o candidato poderá marcar as aulas práticas, já seguindo a nova carga horária mínima de 2 horas/aula. Quando se sentir preparado, poderá agendar o exame prático de direção. Com a aprovação, será emitida a Permissão para Dirigir (PPD).


Instrutores autônomos e veículo próprio


A nova legislação federal também prevê a possibilidade de que as aulas práticas sejam ministradas por instrutores autônomos, utilizando veículo próprio do candidato. No entanto, essa modalidade ainda não está disponível no Rio Grande do Sul.


Segundo o DetranRS, o tema está em fase de regulamentação no estado. O objetivo é criar um modelo que seja seguro, legalmente respaldado e sem impactos negativos na segurança do trânsito, além de evitar possíveis conflitos jurídicos.


Até a conclusão desse processo, as aulas práticas seguem sendo realizadas exclusivamente por meio dos Centros de Formação de Condutores credenciados.

Comentários


Imagem1 2.png

MAGAIVER DIAS

Gabinete do Vereador Magaiver Dias
Rua Sete de Setembro 1078 - Sala 05
Telefone: (51) 3630 8451 - Ramal: 230

© 2019 - WIX : Desenvolvido por Magaiver Dias

Magaiver Dias 1.png
bottom of page