top of page

Idoso perde R$ 2,5 mil em golpe do amor após acreditar em relacionamento com falsa médica do Afeganistão

  • Foto do escritor: Magaiver Dias
    Magaiver Dias
  • 16 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Um idoso de 62 anos, residente em Porto Alegre, foi vítima de um golpe do amor, resultando em um prejuízo de R$ 2,5 mil. O homem acreditava estar envolvido em um relacionamento amoroso online com uma suposta médica do Afeganistão. O caso veio à tona graças ao novo modelo de atendimento da Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR), localizada no Aeroporto Salgado Filho.



De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela DPTUR, o idoso procurou a delegacia após realizar uma transferência via Pix e, subsequentemente, perder o contato com a golpista. Ele relatou que a suposta médica alegava que sua bagagem estava retida na alfândega do aeroporto, e que a liberação dependia do pagamento de uma taxa – informação que se revelou falsa.


A Polícia Civil também está investigando um caso similar recente. Um homem relatou ter mantido contato virtual por cerca de dois anos com uma mulher que afirmava ser de São Paulo. No final de 2024, ela informou que viajaria para trabalhar como enfermeira em outro país e, por isso, não poderia mais fazer chamadas de vídeo. Em seguida, comunicou que enviaria uma bagagem com roupas para Porto Alegre, onde planejava morar. Dias depois, um número desconhecido entrou em contato, informando que a bagagem estava retida no aeroporto e que seria necessário o pagamento de taxas para a liberação. Desconfiado, o homem não efetuou o pagamento e procurou a polícia.


"Pessoas de idade mais avançada têm utilizado o WhatsApp ou Instagram para se relacionar, frequentemente com perfis de outros países. Essas situações de carência afetiva acabam chegando até nós", explicou a delegada.

Apesar de as vítimas registrarem boletins de ocorrência, a Polícia Civil enfatiza que a prevenção é a melhor forma de evitar esses golpes. A recomendação é desconfiar de pedidos de dinheiro e nunca realizar transferências para desconhecidos.


Dicas para se proteger do golpe do amor


Verifique a identidade: Confirme a identidade do perfil com quem você está conversando, buscando informações externas que comprovem quem a pessoa realmente é.


Proteja seus dados: Evite compartilhar informações pessoais sensíveis e mantenha seus dados protegidos.


Desconfie de histórias dramáticas: Fique atento a relatos dramáticos, situações que despertam pena ou exigências de decisões urgentes – sinais clássicos de manipulação emocional.


As autoridades alertam que os golpes virtuais estão se tornando cada vez mais sofisticados, e que a atenção e o cuidado são as melhores ferramentas de proteção.

Comentários


Imagem1 2.png

MAGAIVER DIAS

Gabinete do Vereador Magaiver Dias
Rua Sete de Setembro 1078 - Sala 05
Telefone: (51) 3630 8451 - Ramal: 230

© 2019 - WIX : Desenvolvido por Magaiver Dias

Magaiver Dias 1.png
bottom of page