Frente fria muda radicalmente o tempo e traz risco de temporais no RS
- Magaiver Dias

- 15 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Uma intensa frente fria avança pelo Sul do Brasil e deve provocar uma mudança abrupta no clima neste domingo (16). Após um sábado de calor sufocante, com temperaturas próximas dos 38°C em diversas regiões do Rio Grande do Sul, o estado se prepara para um dia de chuvas fortes, muitos raios e risco elevado de tempestades, algumas com potencial severo, especialmente devido às rajadas de vento.
Durante este sábado, áreas de instabilidade isoladas já surgiram entre o Centro, o Noroeste e o Norte gaúcho — fenômeno típico de calor extremo, semelhante ao registrado nos meses de verão, ainda sem influência direta da frente fria, que somente começará a ingressar entre a noite deste sábado e o início da madrugada.
A frente fria deve entrar pelo Oeste e Sul do Rio Grande do Sul entre o fim da madrugada e a manhã de domingo, avançando rapidamente por todo o estado ao longo do dia. Até o final da noite, o sistema já alcança também o Oeste do Paraná e o Meio-Oeste de Santa Catarina.
O maior risco de tempo severo se concentra justamente no domingo. O dia começa abafado e com sol na maior parte das regiões, mas a mudança no tempo será brusca no período da tarde e da noite.
Antes mesmo da chegada da frente fria, áreas de instabilidade pré-frontais podem provocar pancadas de chuva e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina a partir da tarde.
Previsão para Cachoeira do Sul
Em Cachoeira do Sul, o domingo será marcado por forte instabilidade. A previsão indica manhã abafada, aumento de nuvens e risco elevado de temporais entre a tarde e a noite, com chuva intensa, raios e possibilidade de rajadas de vento.
A orientação é para que a população fique atenta a possíveis alagamentos, queda de árvores e interrupções temporárias de energia.
















Comentários