Ciro Gomes retorna ao PSDB e será candidato ao governo do Ceará em 2026
- Magaiver Dias

- 18 de out.
- 1 min de leitura
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes filiou-se oficialmente ao PSDB, partido que já integrou em diferentes momentos de sua trajetória política. A confirmação foi feita pelo presidente estadual da legenda, Ozires Pontes, prefeito de Massapê, em anúncio nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (21). Ciro deve ser candidato ao Palácio da Abolição nas eleições de 2026.
Em vídeo, Ozires comemorou: “O PSDB está em festa porque estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, do ex-governador do Ceará, do ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB”. O ato político de recepção está marcado para quarta-feira (23), às 9h30, em Fortaleza.
O retorno de Ciro aos tucanos foi intermediado pelo senador Tasso Jereissati, um dos principais nomes do partido no estado. “Quero agradecer imensamente ao senador Tasso Jereissati, que foi o principal responsável por toda essa articulação, por convencer o Ciro a fazer essa escolha de que o PSDB era o partido certo”, destacou Ozires.
Ciro desvinculou-se do PDT na última sexta-feira (18), após dez anos no partido, por meio de carta enviada ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi. Sua reinserção no PSDB – onde foi ministro do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior no governo Itamar Franco – era considerada provável por aliados, dada sua aproximação recente com Tasso e a necessidade de uma base partidária sólida para a disputa estadual.
A movimentação reforça a reorganização das forças políticas no Ceará dois anos antes das eleições estaduais. Ciro Gomes foi governador do estado entre 1991 e 1994 e prefeito de Fortaleza de 1989 a 1990.
















Comentários