Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira e segue até junho
- Magaiver Dias

- 1 de jan.
- 2 min de leitura
Teve início nesta quinta-feira (1º) o período de Alistamento Militar 2026, que se estende até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive aqueles que residem no exterior.
Pelo segundo ano consecutivo, o processo também contempla a participação voluntária de mulheres brasileiras, desde que completem 18 anos no mesmo período. Para elas, o alistamento não é obrigatório e o prazo não será prorrogado em nenhuma hipótese.
O alistamento é gratuito quando realizado dentro do período estabelecido. Jovens que deixarem de cumprir o prazo estarão sujeitos a multa por atraso e passarão a concorrer apenas à seleção do ano seguinte. No caso das mulheres, a perda do prazo implica exclusão automática do processo seletivo.
Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo a formação de uma reserva estratégica de recursos humanos, preparada para atuar tanto na defesa nacional quanto em ações subsidiárias, como apoio em situações de emergência e calamidade pública.
Em 2025, o número de inscritos foi expressivo: 1.029.323 homens e 33.721 mulheres manifestaram interesse em servir às Forças Armadas no ciclo de seleção para 2026.
Como se alistar
Os jovens que completam 18 anos em 2026 podem realizar o alistamento de forma online, por meio do site oficial do Alistamento Militar, inclusive aqueles que moram fora do país. Para acessar o sistema, é necessário possuir cadastro ativo na plataforma Gov.br, do governo federal.
Quem não dispõe de acesso à internet ou prefere o atendimento presencial poderá se dirigir, a partir de sexta-feira (2), à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência. É obrigatória a apresentação dos documentos originais:
Certidão de nascimento ou casamento;
Carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Comprovante de residência atualizado.
Os endereços das Juntas de Serviço Militar podem ser consultados no próprio sistema de alistamento, bastando informar o nome do município. A plataforma disponibiliza endereço completo, telefone de contato e, em alguns casos, o horário de atendimento ao público.
















Comentários